O Alfarrabista Fernando Santos

Alfarrabista Fernando Santos

Fernando Santos fotografado por Luís Serpa

Fernando Ferreira dos Santos nasceu em 1932 na cidade de Braga. Após frequentar o Liceu Nacional Sá de Miranda, na mesma cidade, começou a trabalhar na Livraria Cruz, iniciando assim o seu contacto com os livros. Em 1963 a livraria abre uma filial convidando Fernando Santos para gerente. Casou-se em 1967 com Maria Manuela Santos de Almeida Ferreira dos Santos, natural do Castanheiro do Sul, São João da Pesqueira e tem quatro filhos. Em 1980 abre a livraria com o seu nome, a funcionar desde 1983 na Rua dos Chãos, dedicando-se exclusivamente aos alfarrábios e bibliófilos.

Pela livraria tem passado ao longo destes anos figuras de destaque da vida cultural da cidade e do país, assim como muitos coleccionadores e interessados nos mais diversos temas. Doou já bastantes livros à biblioteca municipal de São João da Pesqueira, concelho onde com a mulher possui uma propriedade de produção de vinho.

Desde há uns anos tem um dos filhos – José de Almeida Santos, a trabalhar em tempo parcial na livraria.

Os livros, mais do que um modo de vida desde os 16 anos, são uma paixão que qualquer cliente não poderá deixar de notar nas primeiras palavras que troque com o alfarrabista, uma conversa apaixonante, a que o ambiente da livraria só pode ajudar, um espaço amplo coberto de livros e gravuras de fácil consulta.

Na livraria além dos livros ordenados por temas, mas com um uma certa desarrumação típica neste tipo de espaços, pode também encontrar manuscritos, documentos, postais, cartas, gravuras e fotografias antigas.